Santo Antônio do Pinhal – um refúgio nas serras

Escolhemos Sto. Antônio do Pinhal por dois motivos principais: distância de apenas 128km de São Paulo, o que deixa uma viagem de final de semana mais agradável e por ser uma cidade menor, sabíamos que não teriam filas como em Campos do Jordão.

E como complemento o hotel oferecia uma proposta de isolamento no meio das serras da Mantiqueira por um preço muito melhor.

Recebemos uma indicação de uma pousada linda, chamada Pousada Vento Verde. Você pode ligar ou entrar em contato pelo site da pousada!

A pousada é linda, confortável e super bem localizada. Apesar de ser nas serras também é próximo da cidade, aproximadamente 10 min de carro. E você pode pedir comida da cidade ou sair para jantar, que não tem perigo para voltar, pois a pousada não tem restaurante e nenhum outro serviço que não seja o café da manhã e a limpeza do quarto.

Nossa opção de quarto foi o Chalé Luxo com hidromassagem e sauna, que na minha opinião valeu super a pena! Pois se sua proposta é romance, então a melhor ideia é ficar em um quarto com opções de lazer.

img_20180520_195100_720

Com uma vista para as serras, a pedra do Baú e rodeado de árvores, o chalé no estilo rústico não deixa a desejar. E muito confortável e quentinho.

A pousada oferece café da manhã completo e espaço do café tem uma vista de tirar o fôlego!

Chegamos na pousada na sexta feira no inicio da noite e decidimos levar pães, patês e nosso vinho para curtirmos nossa primeira noite. O quarto possui frigobar e microondas, além de amenidades de cozinha (talheres, pratos, taças, abridor de vinho e etc.) o que permitiu curtir a noite dentro do chalé.

E claro, eu, a rainha da gordice, tive a brilhante ideia de levar marshmallows para assar na lareira e deu mega certo!!


DICA: Para dar certo tem que ser o marshmallow da marca norte americana campfire, encontramos em lojas de doces importados.

No sábado, durante a manhã fomos conhecer o centrinho da cidade que é bem pequeno e nem se compara com Campos do Jordão, que possui diversas opções. Mas é fofo e vale passear um pouco.

Depois, fomos até o Pico Agudo que é uma das montanhas da Serra da Mantiqueira e você consegue subir de carro até o topo, onde tem o miradouro com uma vista LINDA!

O Pico Agudo também é point para praticar voo livre, nós não pulamos porque não sou fã de adrenalina, mas o pico não é como na Pedra da Gávea no Rio que basta chegar e está tudo pronto pra pular. Em Santo Antônio você deve contratar uma agência antes que te leva até o local e proporciona a experiência.

Fomos no meio de Maio e o frio estava intenso! Muito vento mesmo, então vá bem agasalhado!!

Onde Comer

Almoçamos no Alquimia Bistrô, fica uns 5km de distância do centrinho de Sto. Antônio, no meio da mata e com uma proposta slow food.

O cardápio é fechado e todos os ingredientes são das fazendas dos arredores ou são plantados no próprio espaço do Alquimia Bistrô. Eles possuem carta de vinhos, ambiente super agradável, com uma comida muito boa e com um toque refinado.

Você escolhe a trilha completa, a nossa começou com um couvert de berinjela feito na fornalha da casa acompanhando de queijo de cabra e pão da casa. A entrada foi uma deliciosa massa do tipo conchiglione feita ao molho bechamel de queijo de cabra

O prato principal foi o super bem servido Carré Suíno, com polenta e cogumelos salteados na manteiga. De sobremesa apreciamos um tiramissú feito com ricota. Acompanhado de suco de Lichia e outro de frutas vermelhas, todos feitos com frutas colhidas da horta própria! 🙂

Tinha a opção da entrada ser bruschettas e o prato principal ser um risoto negro de polvo. Mas decidimos ficar com a carne de porco. Importante dizer que tudo é em dupla, o preço é por pessoa, mas os pratos são montados para duas pessoas, sempre. Ou seja, ambos devem escolher a mesma entrada e o mesmo prato principal.

Foi a primeira vez comendo em um restaurante com a proposta slow food e nossa impressão foi de que realmente demora. O processo todo do almoço durou um pouco mais de 3h. Todos os pratos estavam muito gostosos, e bem finalizados mas o prato principal é muito bem servido, ao ponto ser um pouco exagerado. Mas fora isso, é tudo maravilhoso.

Foi uma escolha deliciosa, não tem filas como em Campos do Jordão, é uma viagem para ficar tranquilo e curtir a vibe naureza do local, por isso acho importante escolher um quarto confortável e agradável de ficar. A cidade não tem tantos restaurantes ou mercados, então levem os vinhos e queijos para curtirem o quarto. E não esqueçam dos sais de banho para a hidromassagem!!

Conhece Santo Antônio do Pinhal? Tem alguma dica pra dar pra gente? Deixe nos comentários

Siga a gente nas redes sociais e assine nossa newsletter para receber tudo em primeira mão!

Autor: Explora Vida - Nay Noronha

Paraense morando em São Paulo, pronta pra viver experiências gastronômicas e de viagens regada de um bom vinho e sempre buscando os melhores registros!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s