Roteiro Pedra Azul e Rota do Lagarto no ES

A primeira vez que fomos no Espírito Santo foi para conhecer as montanhas capixabas e posso dizer que fiquei surpresa com a infraestrutura dos lugares, os restaurantes e a quantidade de programações para os visitantes.

Pedra Azul fica à 2h de carro de Vitória e pertence ao município de Domingo Martins. Em Pedra Azul fica a Rota do Lagarto, uma pequena estradinha muito fofa com os principais restaurantes e pousadas da região.

CURIOSIDADE: A Pedra Azul tem esse nome por ter uma coloração azulada em alguns momentos do dia, ela adquire esse tom devido aos líquens (associação interespecífica entre algas e fungos) que se formam na pedra. E ela pode mudar de cor até 36 vezes ao longo dia, dependendo da incidência solar.

E por que se chama Rota do Lagarto? Porque tem uma formação ao lado da pedra com o formato de um lagarto.

Salva esse pin no Pinterest para não perder as dicas!

Quando ir?

A alta temporada é no inverno de Junho à Setembro, quando a temperatura está mais fria. Mas você pode ir no verão que também vai ser super gostoso.

Nós fomos em Novembro de 2020 e pegamos dois dias de muito frio e outros dias mais quentes, mas a noite sempre faz uma temperatura mais amena.

Como chegar?

A melhor opção é alugar um carro no aeroporto e ir de carro. Foi o que fizemos e achei a viagem super tranquila de fazer. E, também, é a melhor opção para você conhecer a região, pois tudo se faz de carro.

Para alugar um carro use o nosso link! Você não paga nada por isso e ajuda o nosso site. 

De ônibus você vai pegar a linha Vitória – Domingos Martins e depois Domingos Martins – Pedra Azul.

Outra opção é escolher o tour de agência para fazer os passeios.

Onde se hospedar?

Pousada Pedra Azul

A Pousada Pedra Azul é uma das mais faladas do local, toda de madeira, quartos aconchegantes e com varanda, vista para a Pedra Azul de vários pontos da pousada e uma localização maravilhosa – no pé da famosa Pedra Azul, onde fica o restaurante Lago Negro que atende hóspedes e não hóspedes.

Pousada Rabo do Lagarto

Pousada mais charmosa de Pedra Azul. É um casarão em meio a natureza e em frente à Pedra Azul e oferece ofurôs no jardim com vista e serviço de bar. O local também tem um bistrô que serve culinária francesa e atende apenas hóspedes.

Pousada Chez Domaine

Essa é uma opção fora da rota do lagarto mas que foi muito bem recomendada por ser totalmente orgânica e produz todo o alimento que consome, a pousada também oferece um jardim delicioso e hospedagem em meio a mata. Eles possuem um restaurante para não hóspedes.

Onde comer?

Restaurante Lago Negro

O restaurante Lago Negro fica dentro da Pousada Pedra Azul e tem uma vista muito linda da pedra, além de ficar em cima de um lago com cisnes e ter uma decoração toda de madeira.

A casa oferece culinária italiana e fondues de carne e queijo. Experimentamos alguns pratos e os fondues, achei tudo gostoso e vale a visita. Para os amantes de cerveja, no cardápio é possível encontrar cervejas artesanais da região.

Don Due

Restaurante italiano delicioso, um dos melhores da viagem e com ambiente super agradável. Fica em uma casa super charmosa no meio da rota do Lagarto, rodeado de um jardim lindo e com vista para a Pedra.

Experimentamos algumas delícias e super recomendo começar com os cogumelos recheados com três queijos e macadâmia e experimentar o ravioli de pêra com filé mignon. Outra pedida maravilhosa é o carré de cordeiro da casa.

Travoletta

Fica em uma vila italiana muito lindinha, com uma área de varanda e salão interno. A culinária também é italiana e aconselho muito experimentar as massas e os pratos da nonna.

A casa tem antepastos que valem experimentar como entrada e aconselho pedir a pasta travoletta, feita com macarrão italiano do tipo grano duro.

Tuia Gastronomia e Arte

Um lugar muito lindo que fica no mesmo jardim da Marietta Delicatessen, por isso tente incluir no seu roteiro durante o dia. A casa oferece um espaço todo aberto e agradável com um culinária mais simples mas que é super gostosa.

O Tuia também tem uma lojinha de presentes, que é o lugar ideal para comprar “travel gifts” diferentes e mais artesanais. No restaurante você pode petiscar, mas se a vontade for de refeição pode pedir sem medo.

O que achei imperdível foi o caldinho de feijão que estava perfeito e a linguiça artesanal servida com farofa e vinagrete.

Marietta Delicatessen

Ele está aqui nessa lista por ser um lugar de comida, mas não é um restaurante. É uma lojinha de comidinhas locais que serve cafés. O local tem coisinhas deliciosas para você comprar e trazer pra casa, além de ter massas artesanais congeladas, cafés premiados do Espírito Santo, azeites e muito mais.

Quinta dos Manacás

O melhor restaurante da região. Ele não fica na rota do lagarto, é preciso sair e pegar uma estrada. A viagem dura uns 30/40 min de carro.

É o mais refinado, mais gotoso e com o ambiente mais lindo. A cozinha fica a comando do Chef Duaine Clements que utiliza ingredientes naturais nas suas criações além de controlar todo o processo de produção, da semente ao produto final. O restaurante fica dentro de um jardim com um lago e você pode escolher fazer a refeição ao ar livre ou no salão, que também é um charme. Mais uma dica para almoço, pois o lugar é imperdível.

Você pode optar por fazer o menu degustação ou pedir vários pratos completos, como nós fizemos. Ao chegar você já é recebido com uma água saborizada com flores da região. De entrada experimentamos o tartare de angus com molho grebiche, alcaparras e alcaparras crocantes e um mousse de polenta com cogumelos e gorgonzola.

Continue sua refeição com o magret de pato servido com castanha portuguesa e spaetzel – um tipo de massa do Leste Europeu, comi muito quando morei em Budapest. Outra pedida imperdível é o pernil de javaporco (animal que é uma mistura de javali e porco) defumado kale e pastotto (uma massa feita com a técnica do risoto).

A casa também tem um espaço destinado à cafés premiados e especiais que fica no lindo jardim da propriedade. A carta de vinhos podia ser melhor, mas conseguimos tomar um bom rose, a casa também serve algumas cervejas premiadas da região.

Cervejarias

Azurra Cervejaria

Fica no fim da rota do lagarto ao lado da Tuia Gastronomia e é um lugar perfeito para experimentar boa cerveja com petiscos. Não tem refeição, mas aconselho degustar algumas cervejas e almoçar no Tuia.

Para aperitivo aconselho a carne louca marinada na cerveja azurra que companha um pãozinho sírio delicioso.

Ronchi Beer

Cervejaria super famosa da região e um point. O local tem vista para a Pedra Azul, petiscos deliciosos e claro a própria cervejaria artesanal. O cardápio de comidinhas é maior que na Azurra então você pode encerrar seu dia no local.

No piso superior tem uma lojinha para você comprar as cervejas com kits de copos e utensílios todos com a marca.

Cervejaria Altezza

A cervejaria mais bem comentada do local, foi unânime, todos falaram que era a melhor. Não fica tão perto das outras cervejarias, está mais próxima da Quinta dos Manacás e pega uma estradinha de terra para chegar, mas vale a pena.

O local é super lindo em cima de uma serra com vista para a Pedra Azul e tem um restaurante no local com comidinha mais simples mas que foi recomendada, o Via Olivari. E junto com a cervejaria eles propões degustação de cerveja harmonizada que vale super a pena.

Essa é uma outra programação para almoço, pois espaço fecha às 16h.

O que fazer?

A maior parte das programações é durante o dia e no Parque Estadual da Pedra Azul onde você pode fazer trilhas guiadas ou sozinho, que são mais tranquilas.

Você entra pelo Portal da Pedra Azul, uma construção de madeira super fofa. Andando pelo gramado você vai encontrar a entrada do Parque e para fazer a trilha de piscinas naturais aconselhamos a reserva com o guia.

Fjordland é uma área para cavalgadas em trilhas, o local também tem um café para você relaxar e admirar a vista da Pedra e os cavalos da raça norueguesa. Se você tiver interesse em cavalgar, clique aqui para agendar seu passeio.

Outra opção é fazer as trilhas de Quadriciclo, um passeio mais radical mas que garante vistas diferentes da Pedra.

Existem dois lugares na região que oferecem atividades de Arvorismo e Tirolesa, são o  Pedra Azul Adventure Park e o Selva Sassiri 

Caso você gosta de pedalar e é experiente, pode aproveitar o aluguel de bicicletas na Pedra Azul Ecotur , a rota do Lagarto não possui ciclofaixa ou ciclovia e é super estreita. Por isso é um passeio com muito cuidado.

Outra dica de passeio é o lavandário de Pedra Azul, um campo de lavandas com um casa ao fundo que também é um café e tem coisas incríveis feitas de lavanda. Com agendamento também é possível fazer ensaios fotográficos no local. Clique aqui para conhecer

Se a sua viagem for em meados de novembro você também pode tentar combinar com uma corrida nas montanhas fazendo a Maratona Pedra Azul. Nós fizemos 12km e achamos super difícil por ser uma região com muitas subidas e pisos de pedra e para quem faz 21km pega trechos de terra, mas essa atividade garante uma perspectiva totalmente diferente da região. Veja mais informações clicando aqui

Gostou das dicas? Compartilha com alguém que também vai adorar esse roteiro.

Já conheceu Pedra Azul? tem alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários

Segue a gente nas redes sociais e acompanhe tudo na hora!

Autor: Explora Vida - Nay Noronha

Paraense morando em São Paulo, pronta pra viver experiências gastronômicas e de viagens regada de um bom vinho e sempre buscando os melhores registros!

2 pensamentos

  1. Achei o roteiro bem completo. Muitos turistas não conseguem fazer o que você fez. Talvez por eles quererem ficar mais na pousada e descansar.
    Na viagem de Vitória para a Pedra Azul eu sugiro três paradas: a Pousada Vista Linda (que tem loja de guloseimas e um mirante massa), o centro de Domingos Martins que tem arquitetura enxaimel e o zoo park da montanha.
    Quem for no verão também vale a pena a cachoeira do Furlan. A Reserva Águia Branca também é muito bonita e grátis. É muita coisa para fazer nessa região. Abc

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s