Cânions Brasileiros

Na fronteira dos estados Santa Catarina e Rio Grande Sul você vai encontrar os famosos cânions brasileiros com quase 6km de extensão e 700m de altura, uma paisagem de tirar o fôlego e que pode ser aproveitada através de trilhas pelos parques ou passeios de balão.

As cidades bases são Cambará do Sul (RS) ou Praia Grande (SC). Ambas são cidades pequenas que vivem do turismo, mas que possuem uma boa infraestrutura para receber o turista e opções glamurosas de hotéis

Quando ir?

A alta temporada é no inverno período que você pode pegar temperaturas negativas nessa região, como 10 graus negativos. Nós fomos no verão, quente durante o dia e com temperaturas amenas no período da noite – o bom desse período é a possibilidade de pegar boas promoções em hotéis, principalmente.

Como chegar?

O aeroporto mais próximo é o de Porto Alegre que fica a 3h30 de carro, aproximadamente 200km de Cambará do Sul.

Você pode alugar um carro e ir por conta própria ou contratar um transfer com o hotel, mas acho que vale a pena o carro para você ter independência na região.

Para alugar um carro use o nosso link! Você não paga nada por isso e ajuda o nosso site. 

Leia mais: O que fazer em Balneário Camboriú

Onde ficar?

As melhores opções de hospedagens são na serra que te proporcionam contato com a natureza através de experiências deliciosas.

Nós escolhemos o Parador Cambará do Sul, o melhor hotel da região. A proposta é hospedagem de glamping – conceito que une acampamento com luxo e te permite aproveitar a natureza com muito conforto.

O hotel fica no meio do caminho perfeito entre o cânion Fortaleza e o Itaimbezinho e todos os passeios podem ser reservados na recepção do hotel.

Para saber mais sobre nossa hospedagem e todas as experiências organizadas com o hotel, clique aqui.

Outra opção linda é a Morada dos Cânions, uma hospedagem charmosa com clima de montanha, piscina de borda infinita para os hóspedes e vista para o cânions.

A morada dos Cânions fica em Praia Grande, mas na região serrana o que também vai te permitir aproveitar a vida na natureza.

Para mais informações, clique aqui

O que fazer?

O que não falta são opções de passeios e lazer envolvendo os cânions.

No Parque Nacional de Aparador da Serra fica o cânion Itaimbezinho, dentro do parque você encontra duas opções de trilha – uma de 1,5km que te permite ter uma visão panorâmica do cânion e a segunda trilha com duração e outra de 3 horas e que percorre a base do cânion e te permite chegar bem perto das cachoeiras.

No Parque Nacional da Serra Geral fica o cânion Fortaleza, que tem esse nome por lembrar muralhas de um forte – ele possui mais de 1.000 metros de altitude e do seu topo é possível ver o litoral do RS, a cidade de Torres – tivemos o prazer de conhecer o cânion Fortaleza fazendo o passeio de Balão ao amanhecer que recomendo muito. Lindo!

Leia mais: Tudo sobre a nossa hospedagem no Parador Cambará do Sul

Leia mais: O que fazer em Balneário Camboriú

O passeio de Balão acontece ao amanhecer e sai da cidade de Praia Grande (SC) – você pode ir de carro próprio do hotel até o ponto de encontro ou contratar o transfer na recepção do hotel, foi o que fizemos. O voo dura em média 1h e sobrevoamos o cânion Fortaleza, tivemos o prazer de ver a cidade de Torres lá de cima e de conhecer do alto a bela paisagem dessa região. Como fechamos transfer do hotel + passeio + lanchinho pagamos R$940,00 no voo coletivo, mas se você fechar direto com Voe nos Canions pode sair um pouco mais barato, clique aqui

Mas dentro do parque nacional da Serra Geral é possível fazer três trilhas – a Trilha do Mirante para ter vista panorâmica do cânion Fortaleza, Trilha da Pedra do Segredo e a Trilha da cachoeira do tigre preto – é possível fazer as três em uma manhã.

Outra opção de conhecer o cânion Itaimbezinho e Fortaleza é fazendo Montain Bike, aconselhamos para quem tem experiência com esse esporte e mesmo assim contrate um guia para as trilhas.

Leia mais: Tudo sobre a nossa hospedagem no Parador Cambará do Sul

Leia mais: O que fazer em Balneário Camboriú

Mas se você é trilheiro e gosta de se aventurar a sugestão é fazer a Trilha do Rio do Boi que dura 8h e chega a 14km de caminhada em terreno acidentado com travessias que cortam o rio e te permitem ter uma visão do cânion Itaimbezinho internamente, você fica entre o paredões de mais de 780m de alturas.

Se você gosta de cachoeiras indicamos o passeio de 4×4 até as Cachoeiras dos Venâncios, que possui um conjunto de quedas e é permitido o banho, quase obrigatório em dias quentes.

Outra opção é são as Piscinas Malacara que são piscinas naturais dentro do cânion Malacara que faz parte do Parque Nacional da Serra Geral – para fazer a trilha é necessário um guia credenciado e a trilha dura em média 3h horas com dificuldade média, a maior parte do percurso é feita pela margem do rio em um terreno de pedras.

Por fim, o melhor passeio foi a Cavalgada ao Pôr do Sol com picnic. Esse passeio não acontece nos cânions mas nos pampas próximos ao hotel Parador Cambará do Sul. Tudo organizado pela Cavalgada Estância da Serra que te proporciona uma verdadeira experiência – o nosso guia foi o Gerson e te acompanha em todo o trajeto de 2h, tirando fotos, permitindo o galope e te guiando por trilhas até chegar no ponto do picnic com cadeiras, cobertores, lareira, vinhos e uma cesta de pães e queijos. Foi cinematográfico observar o pôr do sol do ponto mais alto da fazenda com os cavalos pastando ao redor. Valeu cada segundo e custou R$410,00 por pessoa.

Para ver mais, clique aqui

E ai ficou com vontade de conhecer? Tem um passeio incrível que não colocamos no post? Conta pra gente nos comentários!

Autor: Explora Vida - Nay Noronha

Paraense morando em São Paulo, pronta pra viver experiências gastronômicas e de viagens regada de um bom vinho e sempre buscando os melhores registros!

3 pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s