Cumbuco – o paraíso do Kitesurf no nordeste

Essa é uma dica para fugir das praias mais badaladas do Ceará e curtir um lugar paradisíaco, com boas opções de beach club, kitesurf, passeios variados e pertinho de Fortaleza.

Cumbuco é uma vila de pescadores que fica à 35km de Fortaleza e é parada oficial dos amantes de kitesurf, tudo no local gira em torno do esporte.

Por ser super perto de Fortaleza você também pode combinar essa praia com outras da capital cearense.

Como chegar?

Você pode alugar um carro no aeroporto e dirigir pela BR 020 (Av. Bezerra de Menezes), sentido litoral que você chega rapidinho. Alugar um carro é uma boa opção para você conseguir visitar outras praias.

A maior parte dos hotéis possui o serviço de transfer, é só combinar com a sua hospedagem.

De ônibus é preciso verificar os horários da linha 366 Fortaleza-Cumbuco com a empresa Vitória, clique aqui

Quando ir?

Se o seu interesse é praticar Kitesurf a melhor época é de julho à janeiro, mas se você não é profissional e pretende apenas aprender, pode ir qualquer época que é possível fazer aulas e praticar.

Mas você vai encontrar preços melhores na baixa temporada, de fevereiro à junho. Fomos no carnaval, em fevereiro de 2020 e pegamos alguns dias nublados.

Onde Ficar?

Duro Beach Hotel

Nós ficamos hospedados no Duro Beach Hotel que é point de kitesurf e a pousada oferece aulas privativas, loja de utensílios, beach club aberto ao público e pé na areia, bar e restaurante, piscina privativa para hóspedes e quartos com vista.

Nós adoramos a nossa estadia. Os quartos são simples mas super confortáveis e o atendimento dos funcionários foi super atencioso.

Carmel Cumbuco Resort 

Outra opção de hospedagem é o charmoso Carmel Cumbuco Resort que faz parte do grupo Carmel e que une elegância e conforto nas hospedagens. O hotel é pé na areia e tem uma piscina enorme com espreguiçadeiras na borda, oferece cavalgadas na praia para os seus hóspedes e passeios de jangada.

Vila Galé Cumbuco

Outra opção de hospedagem e dessa vez mais resort é o Vila Galé Cumbuco ele é pé na areia e trabalha apenas com o regime all inclusive e oferece aos hóspedes quatro restaurantes, três bares, área fitness, spa, hidromassagem e muito mais.

Essa é uma boa escolha para quem deseja viajar com crianças e curtir uma praia sem preocupações.

Onde Comer?

Cumbuco é um vilarejo de pescadores super simples, mas que possui opções charmosas e super deliciosas de restaurantes.

MUDA

No vilarejo eu aconselho o restaurante MUDA – no piso térreo funciona uma pizzaria artesanal super gostosa e no piso superior um restaurante com pratos variados e deliciosos.

Para jantar indico começar com a entrada de queijo coalho servida com pasta da fruta caju e de principal o robalo no azeite com molho teriyaky e castanha do pará, mas se a vontade é de lanche experimente o hambúrguer de maminha argentina com cebola e bacon, acompanha batata e molho de gorgonzola.

Nithai

O Nithai é um restaurante de comida asiática que fica no centrinho de Cumbuco, com uma decoração praiana e todo varandado com bar aberto e música ambiente.

Mas infelizmente a comida japonesa não é tão boa, aposte em comida mais simples como o pad thai e ceviche de peixe branco. Os drinks a base de Gin são bons e valem a pedida.

A média de preço é de R$100 por pessoa.

La Sala Cumbuco

O La Sala Cumbuco aposta em uma cozinha mais contemporânea e internacional, o forte são os peixes e mariscos.

Com ambiente mais clássico e decoração charmosa, o La Sala tem boas opções de vinhos e drinks. A boa pedida da casa é o risoto com lagosta e camarões e o bife ancho com risoto de amêndoas e brie.

Beach Clubs

Outro Beach Club

O Outro beach Club é o que possui a proposta mais charmosa, com sofás de frente pro mar e uma culinária internacional muito boa, o local também oferece um café da manhã delicioso.

Com música ambiente e funcionando até o pôr do sol, vale experimentar os espetinhos de camarão e os tacos de linguiça. Os drinks também são muito bons e o local possui o melhor atendimento da praia.

O café da manhã é servido até 12h e tem poucas opções, mas todas muito boas.

Recomendo a torrada com ervilha, cream cheese e ovo de gema mole, os ovos com presunto e torradas e para finalizar peça a tapioca com coco, banana e queijo coalho.

Ronco do Mar

O Ronco do Mar é um dos únicos beach clubs que possui programação noturna com mesas e lounges feitos de areia – mas para sentar é preciso pagar $100 sem consumação.

A culinária não é o forte e o cardápio de drinks não é variado, recomendo comer uma pizza e tomar uma cervejinha. O local conta com música ao vivo e ambiente animado.

Chico do Caranguejo

O Chico do Caranguejo é uma opção deliciosa para passar o dia e almoçar, é pé na areia, tem piscina com bangalôs para alugar e, claro, tem o melhor caranguejo do vilarejo.

Nós experimentamos o toc toc, as patinhas ao vinagrete, e a casquinha. Tudo delicioso e você pode acompanhar de um drink ou cerveja.

KiteCbana Lounge

O KiteCabana Lounge foi um dos beach clubs que visitamos e achei o melhor da viagem. Super divertido, com DJ, pufs e com cadeiras pé na areia.

O restaurante também é delicioso, com destaque para a moqueca de arraia e de caranguejo que estava deliciosa.

Duro Beach

O Duro beach também tem um restaurante bem gostoso que atende o beach club, ele funciona no mesmo esquema do KiteCabana, mas aconselho pedir os petiscos e o chegar no Happy Hour, das 18h às 19h que tem “dobradinha” – para cada drink você ganha outro.

Mas não deixe de experimentar a cocada, simplesmente é a melhor cocada que já experimentamos.

Para se divertir indicamos o bar/balada Laranja Mecânica, fica no centrinho e de frente pro mar. A casa tem Dj a noite toda e é super divertida – com show de drag queen, pista de dança e cadeiras em forma de balanço. Não aconselho comer na casa, os drinks também deixaram a desejar. Aposte em cerveja e caipirinha.

ESTICADA: Fortaleza

Fomos passar um dia em Fortaleza e escolhemos o restaurante O Mar Menino e que foi o melhor restaurante de 2020. A cozinha fica a comando do chef Leo Gonçalves e a proposta é cozinha cearense moderna, todos os ingredientes são tipicamente cearenses e as releituras são inspiradas na gastronomia de vários lugares do mundo. E a maior dica é: fique nas comidinhas/entradas para que você possa provar de tudo.

Aconselho muito o Búzios com vinho branco com nata e queijo coalho maçaricado, a panelinha de frutos do mar com molho de tomate e vinho tinto, o bolinho de moqueca de arraia e a melhor surpresa, a Guioza de sarapatel e para finalizar experimente o cordeiro que é cozinhado por 8h, desfiado, prensado e por fim recebe uma redução de catuaba natural.

O que fazer?

Em Cumbuco é possível fazer o passeio de buggy pelas lagoas e dunas da região.

A primeira parada é a Lagoa do Banana e o local oferece restaurante, aluguel de jet ski, stand up e caiaque. Além de ter aquelas redes dentro da lagoa para se refrescar e fazer a pose para a foto.

A segunda parada é na Lagoa Cristalina, tem menos infraestrutura mas oferece a diversão mais radical, com tirolesa e esqui-bunda.

E por fim, fomos na Lagoa do Kite, onde acontece as primeiras aulas de kitesurf para quem está iniciando no esporte.

Achei essa a lagoa a mais bonita, pois tem um visual todo de pedras e que termina no mar, mas é a que tem menos infraestrutura para o visitante.

O passeio custou $200 por duas horas e para 4 pessoas, reservamos no próprio hotel. Os valores são de Fev/2020 e podem ter sofrido alteração e disponibilidade.

Outra opção é fazer o passeio até a praia de Lagoinha, você pode optar por ir com algum tour da região ou pode ir com carro alugado – foi o que fizemos e achei super tranquilo de chegar.

A praia é considerada uma das mais lindas do Ceará, e realmente tem um visual lindo com mirantes naturais e coqueiros. Fica há 1h30 de distância de Cumbuco e tem um visual lindo, a praia tem barracas com opção de almoço, mas tudo muito simples. O local não oferece beach clubs, com drinks e culinária mais inovadora e por isso acho que vale mais a pena fazer o passeio com tour privativo para ser apenas um bate e volta.

Passeio de Jangada e cavalgada na praia, esses são os dois passeios que vocês podem fazer e que são oferecidos a todo momento na praia e é super gostoso.

As aulas de kitesurf precisam de agendamento prévio com as escola de kite de cada hotel

Gostou das nossas dicas? Compartilha com um amigo! Tem outras dicas? Conta pra gente nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published.